sábado, 16 de julho de 2016

[RESENHA] O Vilarejo - Raphael Montes

 Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de letras
Número de páginas: 96
Nota: 5/5
Sinopse: Ilustrações coloridas dão vida a romance com elementos de horror gótico e suspense Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas.É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Uma guerra se instaura pelo mundo. Os trilhos de um trem que abastecia um vilarejo distante da capital, foram soterrados pela forte nevasca. Agora, os habitantes em desespero tentam não morrer de fome ou frio, lutando para sobreviverem, transformando a civilização em um mundo hostil.
  
Este é o contexto em que se passa a história. O autor, Raphel Montes, nascido em 1990, na cidade do Rio de Janeiro, publicou contos de diversas antologias de mistério, e, em 2015 publicou mais um dos seus sucessos: O Vilarejo.

 O livro é, na verdade, a tradução de pequenos contos, feita pelo próprio autor, a partir de um manuscrito em uma língua morta: cimério (pertencente ao antigo povo indo-europeu que viveu ao norte do Cáucaso por volta de 1300 a.C.). Na capa interior do caderno, notou um nome: Peter Binsfeld. Após várias pesquisas sobre este nome, descobriu-se que este homem era um demonologista (profissional que trata problemas sobrenaturais ligados aos demônios) e que classificou os Sete Reis do Inferno: os demônios responsáveis por invocar os pecados capitais nas pessoas.




Depois de dias cansativos de traduções, Montes percebeu que os manuscritos eram, na verdade, sete pequenos contos, sendo que cada um representava um dos sete pecados capitais (gula, inveja, preguiça, ira, luxúria, ganância e orgulho). A peculiaridade presente nestes contos de terror é que não estão presentes monstros neles, mais sim o próprio ser humano que, após a influência da fome e do frio, viram-se contra os seus semelhantes no instinto de sobrevivência.

Além da escrita rica em detalhes, outro ponto que chama a atenção são as ilustrações presentes em cada conto, tornando a leitura mais interessante. Feitas por Marcelo Damm, trazem emoções mais nítidas para o leitor, criando uma atmosfera ao mesmo tempo aterrorizante e emocionante. Para quem curte este tema, é com certeza um prato cheio! 

8 comentários:

  1. :O <- minha única reação ao ler essa resenha

    Oi, tudo bem?
    Eu conheci um pouco sobre esse livro, mas não sabia sobre tudo isso. Achei incrível ter gravuras dentro do livro e ele traduzir os contos e tal. O que já parecia ser muito bom agora é um lacre! kkkkk
    Parabéns pela resenha, gostei bastante.
    Abraços!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, tudo bem e com você? Obrigada pela cometário =D
    Nesse dia estava inspirada rsrsrs, fico feliz que tenha gostado da resenha.
    Sugiro a leitura do livro. Além de dar reconhecimento para um autor nacional (já que optamos por escritores internacionais), o livro é realmente digno de fazer muito sucesso. Espero que goste!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita vontade de ler este livro, todo mundo fala super bem! Gostei muito da sua resenha...As imagens ficaram muito legais!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathy!! Que bom que gostou da resenha! :)
      Este livro é realmente muito bom. Tenho certeza que não se arrependerá de lê-lo! Vale muito a pena!

      Beijos...

      Excluir
  4. Oioi! Eu adorei esse livro e foi uma das minhas melhores leituras desse ano, realmente pra quem gosta de um bom conto de terror esse livro é indispensável..

    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi flor! Eu amei esse livro! Já li esse, e Dias Perfeitos, mas estou louca para ler o outro livro dele também: Suicidas.
    Acho legal realmente darmos reconhecimento a autores nacionais, temos tantos escritores bons por aqui né?!
    Adorei teu blog e já tô seguindo aqui... Beijos =*

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  6. Oiii Maria Eduarda! Eu morro de medo de ler um livro do gênero Horror/terror, mas eu gostei desse enredo! É bem diferente, e gostei da sua resenha também <3 Já estou seguindo o blog ele é muito fofo *-*

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz | Sorteio No Blog

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Eduarda, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas parece bom. Vou procurar saber mais.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir