sábado, 2 de julho de 2016

[RESENHA] Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intríseca
Nº de páginas: 272
Nota: 5/5 
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. 

Quando vamos dormir e apagamos as luzes, a escuridão logo nos invade e, de início, não enxergamos nada. Com o passar de alguns poucos minutos, começamos a perceber que uma pequena luz incide por entre as frestas da cortina, facilitando perceber a silhueta de alguns objetos. Mas agora, o que você faria se fosse proibido(a) de olhar através da janela, para o mundo exterior, fora de sua casa, por questões de segurança? Se não pudesse mais ver o céu, os prédios ou as pessoas que você cumprimenta todos os dias? E se houvesse algo, desconhecido por todos, que após você olhar, enlouquecia?

Seria horrível, não seria? Mas é essa a realidade trazida por Josh Malerman no seu livro, Caixa de Pássaros. A protagonista, Malorie, vivencia a época em que o mundo deixa de ser o dito “normal” e passa a virar um caos após as pessoas olharem para alguma coisa, alguém ou alguma criatura. Não se sabe ao certo o que é, mas quem olha, passa a praticar atos violentos, seguidos de suicídio.




De início, Malorie não acredita nesses fatos, diz que são apenas resultados da histeria em massa, mas quando ela finalmente presencia um fato, fica decidida de que há algo acontecendo e que precisa de ajuda. Vasculha pilhas de jornais abandonados na cozinha e finalmente encontra: uma casa em Riverbridge que está abrindo as portas para refugiados. Ela não sabe se ainda há alguém morando lá, mas precisa arriscar para descobrir.


"Saímos de lá porque algumas pessoas decidem esperar as notícias chegarem e outras correm atrás delas ".
Página 93


Agora, depois de quatro anos de caos, Malorie e seus dois filhos, os quais ela chama apenas de Menina e Garoto, precisam se aventurar para fora da casa, para um mundo desconhecido, em busca de abrigo, comida e ajuda, sempre de ouvidos atentos à qualquer coisa que se aproxime do barco onde eles estão. Será que eles estão preparados para o que há em frente? Será que conseguirão chegar ao destino e finalmente deixar de serem pássaros “confinados” em uma caixa? Só lendo para saber!




Antes de dar a minha opinião, tenho que contar uma coisa para vocês: este foi o primeiro livro de terror que eu li. Confesso que fiquei com receio e medo de lê-lo, afinal, nunca me dei bem com o gênero terror. Mas foi através da escrita, rica em detalhes e emoções, que me senti tentada a continuar lendo cada vez mais. Cada capítulo gerava um suspense que me obrigava a continuar lendo para descobrir o que acontecia depois.


Além da incrível escrita e dos excelentes detalhes, o desfecho da história me surpreendeu e ao mesmo tempo me satisfez. Além disso, abriu portas para uma possível continuação, algo que ele disse que pensava em escrever - e me deixou animada! - (Para mais detalhes, leia a entrevista aqui).

O que achou do livro? Será que teria coragem de lê-lo? Indico para você, se tem receio de terror: saia da zona de conforto! Leia outros gêneros. Experimente Caixa de Pássaros. Tenho certeza de que não se arrependerá!


6 comentários:

  1. Oi!
    Eu gostei bastante de ler esse livro, meio que li sendo obrigado pela minha namorada kkkkk
    Mesmo sem muitas explicações sobre tudo (que eu queria muito saber!), gostei do livro e acabei dando 4 estrelas para ele por conseguir me passar o sentimento de terror e medo. Há quem ame, há quem reclame.

    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Concordo com você. O final deixou margem para muitas conclusões e confesso que queria que o autor explicasse o que era a criatura presente no livro, mas, fora isso, amei o livro por inteiro!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oioi! Eu adorei esse livro, achei a carga de tensão intensa, o que nos faz entrar dentro da história e sentir medo também! Adorei sua resenha, você sempre arrasa!

    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta! Que bom que gostou da minha resenha, fiquei feliz com seu cometário :)
      Quanto ao livro, por conta de todo suspense presente nele, finalmente tomei coragem para me aventurar em outros de terror. É realmente um gênero incrível!

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oieee... Esse foi o livro que me fez iniciar no suspense! Eu adorei, adoreiiiii!!!
    Amei tua resenha flor!! Beijos =*

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day!! Que bom que gostou da resenha :)
      Seja sempre bom-vinda aqui

      Beijos!

      Excluir