sexta-feira, 24 de junho de 2016

[DIY] TBR Book Jar

Oi gente!!! Tudo bem? Para aqueles que acompanham o blog, peço desculpas pelo paradeiro. Nessas últimas semanas, minha rotina pesou um pouco e foi difícil publicar algo. Mas já estou me estabilizando e voltarei a resenhar.

Para mudar um pouco o tema das postagens, hoje irei começar um quadro novo com vocês, uma DIY!!! Para aqueles que não sabem o que é isso, sua tradução literal é Do It Yourself, ou faça você mesmo. Um passo a passo que você deve seguir para, por exemplo, arrumar o cabelo, decorar a casa, estilizar suas roupas, etc. E hoje irei ensinar vocês a fazer uma TBR jar!

Essa postagem é para aqueles que, assim como eu, tem um listinha pequena só que não de livros pendentes para ler, mas que não sabe por onde começar. Para resolver o "problema" de uma forma criativa e divertida, criaremos uma TBR jar. Esta sigla vem do inglês, que significa To Be Read, algo como "Para ler" ou "Para ser lido". Será um tipo de "jarra" (a preferencia é que seja de vidro transparente, mas você pode também usar outro recipiente com tampa) que você usará para colocar nomes dos livro que precisa ler. Bem simples, não é mesmo?!

Eu optei por algo mais simples, mas vocês podem customizar da forma que quiserem, vai do gosto de cada um. Olha o resultado da minha TBR:



Agora, a parte principal! Confesso que fiquei um pouco tensa na hora de sortear o livro (Eu prometo que não trapaceei!) mas eu não esperava por ele. E o livro foi...



Petrus Logus, de Augusto Cury! Nossa... sinceramente não esperava por este livro (na verdade, nem lembrava mais dele). Com certeza vai ser um desafio para mim: não tenho tanta vontade de lê-lo. Mas vou fazer o possível para seguir o objetivo da TBR: ler TODOS os livros.

Um pouco sobre o livro para vocês:

Com o colapso dos recursos naturais, a humanidade foi obrigada a lutar por sua sobrevivência, e após a Terceira Guerra Mundial e uma reestruturação social, o Reino de Cosmus surgiu em todo o seu esplendor. Com a certeza de que o progresso e o mau uso da tecnologia causaram a destruição do mundo, os governantes de Cosmus proibiram a propagação do conhecimento, abolindo os livros e as escolas. É nesse cenário que se passa a história de “Petrus Logus, o Guardião do Tempo”, lançamento da Editora Saraiva e estreia de Augusto Cury na literatura juvenil.
No centro da trama está Petrus, filho do rei Apolo, soberano de Cosmus, um jovem apaixonado pelo conhecimento e sem talento para lutas e embates físicos. Educado pelo sábio Malthus para ser um líder justo e generoso, o príncipe começa a questionar o governo do pai, expondo as injustiças sociais e contestando as posições ditatoriais. Seu senso de justiça o leva a conviver com camponeses, algo proibido para um nobre, e no meio daqueles conhece o verdadeiro amor: a jovem Nátila.
Sua atitude contestadora o coloca em situações de risco, já que os conselheiros do rei o vêem como uma ameaça à hegemonia do reino e um rebelde que pode fazer o povo se levantar contra os nobres. E, por questionar uma das decisões tomadas por Apolo, Petrus sofre a maior condenação de Cosmus: é obrigado a vestir a temida Máscara da Humilhação.
A máscara deixa fortes cicatrizes físicas e emocionais no jovem príncipe, mas não o enfraquece. Ao contrário. Para continuar sua luta contra as injustiças, Petrus vai precisar domar uma fera, que mal sabe ele, poderá tanto destruí-lo quanto salvá-lo."

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado e, se gostou, não esqueça de comentar. Além disso, sinta-se à vontade para fazer uma TBR (garanto que é uma ideia muito divertida).
 Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Oi, Tudo bem?
    Adoro todos os tipos de DIYs, porque adoro essas coisas homemade e tal kkkk
    TBR Jar é sempre uma ótima ideia para quem procura um desafio a mais, sair da zona de conforto ou simplesmente se não faz a menor ideia de qual livro ler em seguida kkkk
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Concordo com você: sair da zona de conforto é algo desafiador, mas nos fortalece. Quanto a TBR, ela nos "impõe" a ler os livros que algumas vezes nem lembrávamos mais que existiam kkkk
      Sugiro que faça uma TBR. É algo divertido e tenho certeza que você irá gostar.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá!!! Que ideia fantástica! Já quero muito fazer uma TBR jar... será a solução pra minha longa lista e minha indecisão sobre qual livro ler primeiro! Adorei!

    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Que bom que gostou! Agora fica mais fácil ler aqueles livros "deixados de lado" e ao mesmo tempo nos divertimos! Fique à vontade para fazê-la.

      Beijos!

      Excluir