domingo, 15 de maio de 2016

[RESENHA] O Guia dos Curiosos

Título: O Guia dos Curiosos
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books
Páginas: 700
Nota: 5/5
Sinopse: O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, completou 10 anos. E para comemorar a ocasião a Panda Books o lançou uma nova edição totalmente reformulada. O livro ganhou novo projeto gráfico, novas ilustrações e outras 160 páginas de curiosidades inéditas. Tem agora 700 páginas! Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189 mil exemplares. E já que somos curiosos de verdade, veja algumas curiosidades:

Vocês sabiam que a pizza, antigamente, era retangular?
Ou que o rei Luís XIV, que reinou a França entre 1643 e 1715, possuía mil perucas?
Ou que o nariz pode perceber até 6.850 cheiros diferentes?

Fatos interessantes, não são? E se fossem reunidas em um só livro? Bem, Marcelo Duarte conseguiu e publicou O Guia dos Curiosos em 1995. Um livro repleto de curiosidades sobre diversos temas. Para aqueles que curtem este assunto eu indico bastante! 


  
Claro que o livro é grandinho, afinal são muitos fatos, por isso não levará apenas uma tarde para ler (Não terminei ainda! Mas já li a maioria). Mas você se sente envolvida pelas curiosidades e quer ler cada vez mais. O livro engloba não somente fatos sobre celebridades ou comidas, mas também sobre esportes, animais, religião, datas comemorativas, invenções, literatura... e muitos outros temas interessantes.



Para vocês conhecerem melhor a escrita do livro, trouxe algumas curiosidades que eu considero as mais interessantes. Claro que são milhares de fatos, mas separei alguns bem legais:


“A girafinha já nasce com altura de um jogador de basquete: até dois metros: As girafas não se deitam para dar à luz. Por isso, ao nascer, o nenê despenca de uma altura de dois metros e meio”.
Pág. 61

“Um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto. [...]. Cada piscadela dura apenas 50 milésimos de segundo. Considerando as 24 piscadelas, portanto, ficamos 1,2 segundos sem ver a cada minuto. Ao chegar aos setenta anos, um homem não enxergou por um período correspondente a 21 dias”.
Pág. 165

“Os brigadeiros foram criados no Brasil logo após a Segunda Guerra. Na época, era quase impossível arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces de origem portuguesa. Aí alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate dava um doce bem gostoso. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político duas vezes à Presidência da República”.
Pág. 181

“COCA-COLA: Em maio de 1886, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, o farmacêutico John S. Pemterton, de 50 anos, estava preocupado em acabar com as ânsias de vômito de alguns clientes. Entregou à Jacob’s Pharmacy a receita de um preparado, que ali foi misturada com água carbonatada. A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, de cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante. Em 1903, os fabricantes substituíram o efeito estimulante por cafeína”.
Pág. 182

“O primeiro jogo de futebol no Brasil foi disputado em 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo. As duas equipes eram formadas por ingleses radicados na capital paulista. Placar da partida: Companhia de Gás 2 x 4 São Paulo Railway” 
Pág. 213


4 comentários:

  1. Opa! Adorei essa nova edição. o//
    É um ótimo livro para ler num Domingo, com um café (ou chá!), e descobrir novos fatos desse mundão. Parabéns pelo post! :D
    Beijão!

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu! Com certeza seria perfeito (principalmente se estivesse frio!). Curiosidade é um tema pouco escrito, mas que adoro bastante.
      Obrigada pelo carinho!

      Beijos!

      Excluir
  2. Gostei do livro.Parece ser bem legal.É sempre bom sabermos esse tipo de coisa né? :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Ótima dica.

    Abraços

    ResponderExcluir